É na Educação Infantil que se inicia a experimentação e a construção de conhecimentos desenvolvidos através da interação social e nas vivências com diferentes tipos de linguagem: oral, escrita, simbólica, visual e tátil.
Nessa fase a criança tem particularidades fundamentais como o interesse pelas brincadeiras e a habilidade de imaginação, com interação e o convívio com outros grupos sociais, potencializamos essas interações e brincadeiras, associados os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados pela BNCC:
O Colégio Presbiteriano, busca desenvolver no aluno sua autonomia e despertar nele a curiosidade para novas aprendizagens. Desenvolvemos projetos onde o lúdico e a imaginação são a mola propulsora para a construção de novos saberes.
Desde os primeiros anos de escolaridade, investimos na formação de nossos alunos através da cosmovisão cristã adaptada à sua etapa de desenvolvimento, partindo do princípio bíblico de que a criança ensinada no caminho em que deve andar, não se desvia dele.
Nosso trabalho é pautado em uma educação para a vida, acreditando que todo o ser humano é potencialmente capaz de desenvolver suas habilidades e conhecimentos, pois somos dotados de inteligência dada por Deus. Seguimos confiando firmemente que conhecimento e caráter precisam caminhar juntos para a formação integral do indivíduo. Nosso compromisso é de formar cidadãos que impactam o mundo.
O Ensino Fundamental é o momento, em nosso entendimento, que o aluno começa a consolidar os primeiros conceitos das diversas áreas do conhecimento. Para essa fase de consolidação, ou como diz o próprio nome do segmento, de fundamentação, trabalhamos todos os conteúdos escolares com especial ênfase no desenvolvimento da leitura, escrita e pensamento lógico.
Para nós, esse período da vida escolar é muito importante porque estabelece os primeiros critérios a partir do qual o aluno organizará criticamente seu pensamento e suas ações.
Isso também significa que ele assume os princípios e valores básicos da Bíblia como lentes para compreender e explicar a realidade a nossa volta. Uma leitura atenta do material, sob esta perspectiva, evidenciará a presença de todos estes elementos, definidos por uma pedagogia cristã.
Esta fase da vida escolar contempla a pré-adolescência e a adolescência, é uma fase de preparação para o Ensino Médio. São nos anos finais que as atividades se tornam mais desafiadoras, permitindo que, através de desafios de maior complexidade, nossos discentes desenvolvam sua autonomia na aquisição de novos conhecimentos.
O aprendizado nesse nível de ensino está centrado no desenvolvimento de competências e orientado pelo princípio da educação integral, conforme determina a BNCC, além de todas as atividades desenvolvidas em sala de aula, são utilizadas diferentes estratégias para o alcance do aprendizado significativo, assegurando assim, o aprofundamento conceitual proposto para ingressarem no Novo Ensino Médio.
Nossa estrutura conta com salas climatizadas, quadra de esporte, e espaço para apresentação de outras modalidades, como eventos culturais, artísticos-visuais, musicais e teatrais. Por meio delas é possível articular saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos que exteriorizam a criatividade e reflexão crítica dos discentes. Nesse sentido, o educando torna-se um sujeito autônomo capaz de refletir a sua performance social e seus impactos na construção de sua cidadania.
Uma escola que ama seus alunos!
Somos uma instituição educativa confessional que tem como finalidade promover um ambiente de fé cristã evangélica, firmada na Bíblia Sagrada, primorosa educação fundamental e continuada e ensino de elevado padrão de qualidade, sem discriminação de qualquer natureza, vinculando sua proposta pedagógica ao trabalho e as práticas sociais.